Lição
10: Caráter: a Melhor Herança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Caráter: a melhor herança.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Apliquem a dinâmica “O Tesouro e a Riqueza”, quando vocês
trabalharem o item o cristão e a riqueza.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
O Tesouro e a Riqueza
Objetivo:
Refletir sobre o desejo de possuir riqueza material.
Material:
01 caixa de papelão para
confeccionar um dado grande
Cobrir a caixa com cartolina
da cor vermelha
Digitar a palavra RICO e
POBRE e fazer 03 cópias de cada
Colar no dado: 03 nomes RICO
e 03 nomes POBRE, um nome em cada lado do dado
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Apresentem o dado,
mostrando as duas palavras.
- Orientem: cada aluno vai
jogar o dado para o alto e quando cair, o aluno deve falar algo que caracterize
a palavra que aparece na parte de cima do dado.
- Anotem todas as
características no quadro.
- Depois, que todos os
alunos participarem, analisem com os alunos o que eles falaram sobre as
palavras RICO e POBRE. Certamente haverá diferenças bastante acentuadas entre
os dois e certamente isto faz com que muitas pessoas desejem possuir recursos
financeiros e bens, para que tenha uma vida mais digna.
- Agora, trabalhem a ideia
de querer possuir muitas coisas e como consegui-las de forma honesta.
Começando, no momento atual, com a dedicação aos estudos por parte deles que
são adolescentes, aproveitando as oportunidades oferecidas pelos pais ou
buscando alternativas públicas para realizar cursos etc.
Ainda reflitam sobre o
desejo desenfreado de muitos para ser ricos materialmente, chegando a ter
atitudes enganosas e de má procedência.
- Depois, trabalhem sobre a
riqueza material que passa e a riqueza espiritual que é eterna.
A riqueza material não é
condenada pela Bíblia, desde que adquirida de forma honesta e adverte que o
coração da pessoa não esteja nesta riqueza.
A maior riqueza espiritual é
quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse
momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas, tornando-se
rico para Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário