Lição
08: A vida cristã e a estima pela liderança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A
vida cristã e a estima pela liderança.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Liderança x
Cooperadores”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança x Cooperadores
Objetivo:
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
01
bexiga para cada aluno
Local
de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do
templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:
-
Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para
o ar não escapar.
-
Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
-
Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas
permanecerão.
-
Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem
controlar todas as bolas.
-
Continuem retirando até deixar uma pessoa.
-
Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a
continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não
conseguem e parem.
-
Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da
cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder
trabalhar de forma exitosa.
Paulo,
o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário