Lição 09: A
Utilização de Células-Tronco
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A utilização de células-tronco.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Células-tronco”,
para introduzir o estudo sobre este tema.
-
Em seguida, apresentem e reflitam sobre este tema com os alunos. Para isto, é
necessário que vocês tenham lido e aprofundado sobre o tema, além do que está
exposto na revista de lições bíblicas.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Células-tronco
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre células-tronco do ponto de vista da ciência e da Bíblia.
Material:
02
óculos
Observação:
Os
óculos devem ser confeccionados com cartolina, um azul e o outro amarelo.
Se
preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores variadas.
Procedimento:
-
Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a utilização de células-tronco, do
ponto de vista da ciência e da Bíblia.
-
Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão científica
sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica sobre o
tema.
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Falem:
O
grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência. Entreguem para
este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.
O
grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia. Entreguem para
este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.
O
material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da revista de
vocês.
-
Perguntas para o grupo 01:
O
que é células-tronco?
Quais
os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?
Perguntas
para o grupo 02:
O
que é células-tronco?
Os
argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o desenvolvimento de
células-tronco? Por quê?
-
Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai apresentar,
deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo). Vocês, professores, devem
estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se necessário, algumas
informações emitidas pelos alunos.
-
Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da Bíblia sobre
as células-tronco. Agora, vamos aprofundar este tema.
-
Agora, apresentem outras informações.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário