Lição
09: Coragem em meio à perseguição
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Coragem
em meio à perseguição.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “O
Que Você tem em Suas Mãos?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo:
Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos
diante das lutas.
Metade
de uma folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
O que você tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na
luta? Ou o que você possui?
Moisés
tinha uma vara, o rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma
funda, Jacó tinha um cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
Estes
instrumentos representam objetos de trabalho ou de luta ou de convencimento que
estes personagens bíblicos possuíam.
-
Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício e peçam para que
façam o contorno de uma das suas mãos.
-
Peçam para que eles escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de
luta ou de defesa diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda
acrescentar nomes de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
-
Solicitem para que os alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário