Lição 08: A
Ameaça do Terrorismo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Apresentem
o título da lição: A ameaça do Terrorismo.
-
Coloquem em 01 quadro ou cartolina reportagens ou figuras sobre terrorismo que
vem acontecendo nestes últimos anos.
Reflitam
sobre o que tem originado esta onda de terrorismo, quais as localidades onde
estão acontecendo e quem promove este tipo de violência.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Proteção
24 horas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Proteção 24 horas
Objetivo:
Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras
de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
-
Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a
glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente as cidades tinham
muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.
-
Falem para os alunos sobre o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal
como também do patrimônio que temos.
Falem
ainda sobre a falta de segurança que vivenciamos atualmente, com o aumento da
violência social.
-
Depois, perguntem: O que nos protege da insegurança que vivenciamos?
Aguardem
as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção
divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada,
atenção ao que acontece ao redor, etc
-
Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou
mesmo de outros lugares.
Falem
sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades
litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, falem sobre as
torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a
navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
-
Agora, leiam:
Pv
18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Perguntem:
Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se
que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o
nome do Senhor!
-
Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através
de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
-
Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando
se sentir amparado.
Certamente,
haverá.
Então,
peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para
que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para
que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois,
façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e
proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
-
Para concluir, leiam conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário