Lição 07: O Dom de Profecia
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Dom de Profecia.
-
Perguntem: O que é profecia?
Aguardem
as respostas. Depois, acrescentem outras informações.
-
Agora, utilizem a dinâmica “Porta-voz”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Porta-Voz
Objetivo:
Compreender
e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem
escrita: cartão, versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema
de sua escolha e peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe,
previamente determinada por você. Quem receber a mensagem, deverá saber quem a
enviou.
-
Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a
mensagem deverá ser para todos da classe.
-
Agora, falem: as pessoas escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser
comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados
para falar em nome dEle, proferindo mensagem para quem Ele quer.
-
Para concluir, leiam:
“Havendo
Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E
estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as
minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
-
Agora, vamos estudar sobre o dom de Profecia.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário