Lição 10: O Dom de
Interpretar as Línguas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O dom de Interpretar as Línguas.
-
Agora, utilizem a dinâmica “O Dom de
Interpretação de Línguas”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01
cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver no procedimento).
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para
que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para
a realização da atividade.
Trocando
os números pelas letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:
A= 1
|
B = 2
|
C = 3
|
D = 4
|
E = 5
|
F = 6
|
G = 7
|
H = 8
|
I = 9
|
J = 10
|
L = 11
|
M = 12
|
N = 13
|
O = 14
|
P = 15
|
Q = 16
|
R = 17
|
S = 18
|
T = 19
|
U = 20
|
V = 21
|
X = 22
|
Z = 23
|
14 4 14 12
4 5 9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3
1 14 4 5
__ ______
___
__________________________ ___
11
9 13 7 20 1 18 5 18 19 1 3 11
1 18 18 9 6 9 3 1 4 14
______________ _______ ______________________
13
14 7 17 20 15 14 4 14 18
4 14 13 18 16 20 5
_____ ___________
_____ ________ ______
12
1 13 9 6 5 18 19 1 12 1 12 5 13 18 1 7 5 12
___________________ _
________________
4
5 4 5 20 18
__ ________
Observação:
A mensagem da frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no
grupo dos dons que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para
os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
-
Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que foi decifrada.
-
Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não estavam entendendo, com a
ajuda do quadro que continha a correspondência entre as letras e os números.
As
línguas estranhas também podem ser consideradas como códigos que não
conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que sejam entendidas, é
necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre este dom que vamos
estudar na aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário