Lição
04: A Função Social dos Sacerdotes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Função Social dos Sacerdotes.
- Apresentem um cartaz com os nomes das 03 funções sociais dos sacerdotes, apontadas nesta lição(pode também colocar uma figura que represente o sacerdote):
Clínica
Sanitarista
Jurídica
Fazendo, dessa forma, chamará a atenção do aluno para o que será estudado.
- Apresentem um cartaz com os nomes das 03 funções sociais dos sacerdotes, apontadas nesta lição(pode também colocar uma figura que represente o sacerdote):
Clínica
Sanitarista
Jurídica
Fazendo, dessa forma, chamará a atenção do aluno para o que será estudado.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Examine-se!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Examine-se!
Objetivo: Reafirmar
que Deus exige pureza e santidade do cristão.
Material:
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre as
funções sociais da liderança sacerdotal. A função sanitarista objetivava a
prevenção de doenças do povo israelita. As pessoas precisavam ser examinadas
pelos sacerdotes por causa da lepra.
- Que exemplos podemos tomar
para a nossa vida cristã?
- Apresentem os dois
espelhos e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem
falar sobre o tipo de imagem refletida.
- O espelho mostra a face
externa, ao acharmos alguns defeitos visíveis na roupa, no sapato, no cabelo,
na pele, na maquiagem etc, procuramos corrigi-los.
- Perguntem:
O que estamos refletindo?
O que estamos vendo? O que
estão vendo em nós? As obras da carne ou o fruto do Espírito? Estamos
observando e praticando os princípios bíblicos?
- A Bíblia afirma: “Examine-se,
pois, o homem a si mesmo...”1 Coríntios 11:28
- Devemos refletir a imagem
de Cristo!
- Agora, limpem o espelho
embaçado e falem: limpar o espelho observando os princípios bíblicos.
Para concluir, leiam: Tiago
1:23-24:
“Porque, se alguém é ouvinte
da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o
seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece
de como era”.
Cuidado! Quem ouve e não
cumpre a Palavra, não atentou, não fixou, não aprendeu para praticá-La. Daí, a
necessidade de olhar para a Palavra com atenção, para que na nossa “face
interna” haja mudanças.
Por Sulamita Macedo.
5 comentários:
Olá Sulamita!!! Paz do Senhor!!! Ótima sugestão para a lição 4. Deus a abençoe! Abraço!❤❤
Estela Maria, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gostou! Faça bom proveito!
Sempre nos encontramos na lição com seus trabalhos. 😍
Jessica, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz que encontra algo para aplicar nas aulas da EBD.
Jessica, volte sempre e faça bom proveito!
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