Adolescentes - História da igreja para Adolescentes
Lição 10: Armínio: o equilíbrio da Reforma
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
- Escutem
atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Armínio: o equilíbrio da
Reforma.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar sobre o tema da salvação, utilizem a dinâmica
“O Caminho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do
sacrifício de Jesus.
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e
escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes
estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o
versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho
foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles
colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente
através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício
de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do caminho que contém o
versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário