Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 10: A ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes
um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A ambição do
discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Maior Tesouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Maior Tesouro
Objetivo:
Refletir sobre o apego aos bens materiais e
enfatizar a importância de acumular tesouros no céu.
Figuras de objetos de desejo: roupas, celular, ipod,
sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro,
som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome “Caixa
do Tesouro”.
Digitar os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar
dentro da caixa dourada
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de mulheres e
outro de homens.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo: roupas, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina
- Forneçam as seguintes orientações:
Escolham as figuras que representam todos os objetos
que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam
para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é de no máximo 10
minutos.
- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para
cada grupo(homens e mulheres):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais
novos?
Os pais podem dar estes objetos?
Vocês podem adquirir estes objetos?
- Depois, falem: A verdadeira prosperidade não
consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos, espirituais, e numa vida
abundante que consiste no equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual,
crendo na providência divina.
- Enfatizem que é necessário o cuidado quanto
importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver
equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm
6.10).
- Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou um
baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar
um papel com os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a
ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas, ajuntai tesouros
no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam
nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso
coração” (Mateus 6:19).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário