Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 06: A honestidade com as palavras
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A honestidade com as
palavras.
- Em seguida, analisem alguns provérbios populares,
tais como:
“Quando morrer o corpo vai num caixão, a língua num
caminhão”.
“Fulano tem coceira na língua”.
“Boca fechada não entra mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por sábio”.
“A boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a cavalo”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, leiam o Texto de Reflexão “Penas ao vento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir
informações de forma verdadeira.
Um pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias
informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de
vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7
chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para
pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente
da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem
para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e
assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser
transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem
que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente
transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira,
extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que
ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não levantar
falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Penas ao vento
Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui, um jovem levantou falso
testemunho, inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa
inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.
Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um
velho sacerdote para conversar e pedir orientação. O sábio o atendeu calmamente,
ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
- Você está realmente arrependido deste ato?
O jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido
perdão à pessoa que injustamente havia acusado.
- Bem, respondeu o confessor, então
peço que você faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto da montanha e
soltar as penas ao vento.
- Só isso? Admirou-se o rapaz.
- Sim. Depois volte aqui.
No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote
disse:
- Agora você está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície
e recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.
O jovem olhou sem entender e disse:
- Mas isso é impossível.
- Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca, a mentira,
falso testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá
receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como
penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém.
Que tal espalhar esta história por aí como penas ao vento?
Autoria do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário