RSS

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Dinâmica sobre João Batista, o precursor de Jesus

Dinâmica: João Batista: anunciando Jesus

Objetivos:

Concluir o estudo sobre o precursor de Jesus, João Batista.

Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do arrependimento e perdão.

Material:

01 objeto pesado

Procedimento:

- Estudamos sobre as características de João Batista, seu chamado, missão e mensagem.

Como forma de conclusão do assunto, façam uma pequena retrospectiva através dos versículos abaixo divididos em 03 blocos temáticos: chamado, missão e mensagem.

Para tanto, escolham 03 alunos e peçam para que abram a Bíblia nas referências citadas abaixo e leiam os versículos.

À medida que a leitura for sendo feita, chamem atenção dos alunos para as partes em negrito.

Chamado de João Batista:

“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”(Lucas 1:13-17 – grifo nosso).

Missão:

“Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas”(Lucas 3:4).

“João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”(João 1:15 – grifo nosso).

Mensagem:

“E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”(Mateus 3:1 a 3 – grifo nosso).

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”(Mateus 3:8 – grifo nosso).

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”(João 1:29 – grifo nosso).

- Após a leitura dos versículos, contextualizem os 03 blocos temáticos com a vida dos alunos, falando:

Nós carregávamos um fardo de pecado(neste momento, peçam para um aluno se posicionar diante da classe e entreguem para ele um objeto pesado), mas nós  aceitamos a Cristo como nosso salvador, aquele que tira o pecado do mundo(agora tirem o objeto pesado da mãos do alunos). O nosso fardo de pecados Jesus tirou e levou sobre si. Isto aconteceu através do arrependimento, perdão e mudança de atitude.

Diante disto:

Qual o seu chamado? (Ser discípulos fiéis de Jesus)

Qual sua missão? (Anunciar Jesus, cumprir a Grande Comissão, tornar o evangelho conhecido)

Qual deve ser sua mensagem? (Jesus é o único caminho, o salvador)

- Para concluir, leiam:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus 11:28-30).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: