Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 10: João Batista: Prepare o Caminho do Senhor
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição, escrevendo no quadro: João
Batista: Prepare o Caminho do Senhor.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder
de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“João Batista: anunciando Jesus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
João Batista: anunciando Jesus
Objetivos:
Concluir
o estudo sobre o precursor de Jesus, João Batista.
Demonstrar
os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do arrependimento e
perdão.
01
objeto pesado
Procedimento:
- Estudamos
sobre as características de João Batista, seu chamado, missão e mensagem.
Como
forma de conclusão do assunto, façam uma pequena retrospectiva através dos versículos
abaixo divididos em 03 blocos temáticos: chamado, missão e mensagem.
Para
tanto, escolham 03 alunos e peçam para que abram a Bíblia nas referências
citadas abaixo e leiam os versículos.
À medida
que a leitura for sendo feita, chamem atenção dos alunos para as partes em
negrito.
Chamado
de João Batista:
“Mas
o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e
Isabel, tua mulher, dará à
luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E
terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque
será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será
cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao
Senhor seu Deus,
E
irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos
pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo
bem disposto”(Lucas 1:13-17 – grifo
nosso).
Missão:
“Segundo
o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que
clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas”(Lucas
3:4).
“João
testificou dele, e clamou, dizendo: Este
era aquele de quem eu dizia: O que vem após
mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”(João 1:15 – grifo nosso).
Mensagem:
“E,
naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo:
Arrependei-vos, porque é
chegado o reino dos céus.
Porque
este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto:
Preparai o caminho do Senhor, Endireitai
as suas veredas”(Mateus 3:1 a 3 –
grifo nosso).
“Produzi,
pois, frutos dignos de arrependimento”(Mateus
3:8 – grifo nosso).
“No
dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo”(João 1:29 – grifo nosso).
-
Após a leitura dos versículos, contextualizem os 03 blocos temáticos com a vida
dos alunos, falando:
Nós carregávamos
um fardo de pecado(neste momento, peçam para um aluno se posicionar diante da
classe e entreguem para ele um objeto pesado), mas nós aceitamos a Cristo como nosso salvador, aquele
que tira o pecado do mundo(agora tirem o objeto pesado da mãos do alunos). O nosso
fardo de pecados Jesus tirou e levou sobre si. Isto aconteceu através do arrependimento,
perdão e mudança de atitude.
Diante
disto:
Qual
o seu chamado? (Ser discípulos fiéis de Jesus)
Qual
sua missão? (Anunciar Jesus, cumprir a Grande Comissão, tornar
o evangelho conhecido)
Qual
deve ser sua mensagem? (Jesus é o único caminho, o salvador)
-
Para concluir, leiam:
“Vinde
a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai
sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e
encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu
fardo é leve”(Mateus 11:28-30).
Por Sulamita
Macedo.
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