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terça-feira, 10 de novembro de 2020

Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó

Lição 07: A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há Pecado Oculto?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há Pecado Oculto?

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

- Para iniciar, perguntem: Onde há sofrimento, há pecado?(Método de Perguntas e Respostas).

Aguardem as respostas. Anote-as no quadro.

Reserve e após a explanação da lição, façam a mesma pergunta. Observem se houve mudança de pensamento.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

-  Apliquem a dinâmica “Eu sei que meu redentor vive,” para exemplificar o item II.3.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Eu sei que meu redentor vive

Objetivos:

Contextualizar a afirmação de Jó “Eu sei que meu redentor vive” com a vida dos alunos, enfatizando a necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.

Exemplificar e estudar sobre o eficiente mediador, Jesus que nos religou a Deus, justificando e intercedendo pelos que se chegam a Ele.

Material:

01 giz branco

01 pano úmido

01 telefone com fio

Nome digitado: DEUS

Procedimento:

- Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.

- Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.

- Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.

- Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e a comunicação foi cortada.

Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.

- Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.

- Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.

- Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens, demonstrando que Deus se importa com suas criaturas.

O abismo de separação entre a criatura e o Criador foi solucionado pelo mediador, Jesus, justo e santo.

Depois leiam:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”(1 Timóteo 2:5).

- Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e escrevam o nome JESUS.

- Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.

- Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.

- Falem: Estando ligados em Deus, temos um redentor, um defensor para nos justificar dos pecados e das acusações.

Neste momento, mencionem a afirmação de Jó “Eu sei que meu redentor vive”(Jó 19. 25) e enfatizem a necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”(Romanos 3:24).

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”(Romanos 8:1).

Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.

Por Sulamita Macedo.

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