Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 06: Natã: Falando o Que Deus Mandou Você Falar
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Natã: Falando o Que Deus Mandou Você Falar.
- Em seguida, apliquem a dinâmica
“Natã, o profeta”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Natã, o profeta
Objetivo:
Compreender
e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função, através da
atuação do profeta Natã.
Mensagem
escrita: cartão, versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema
de sua escolha e peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe,
previamente determinada por você. Quem receber a mensagem, deverá saber quem a
enviou.
-
Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a
mensagem deverá ser para todos da classe.
-
Agora, falem: as pessoas escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser
comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados
para falar em nome dEle, proferindo mensagem para quem Ele quer.
-
Para concluir, leiam:
“Havendo
Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E
estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as
minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
-
Agora, vamos estudar sobre a atuação do profeta Natã.
Por
Sulamita Macedo.
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