Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 09: Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus.
- Depois, apliquem a dinâmica
“Quer Sabedoria?”
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que tem origem em Deus.
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes pequenos(quantidade
depende do número de alunos)
Papel pequeno com o versículo
de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)
01 pincel atômico ou um
marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora da
caixa, que fique bem visível
Colocar o versículo de Tg 3.17
dentro de cada envelope
Colocar os envelopes dentro da
caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9 a
12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; por que quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos
olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que
ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus,
que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Quando o aluno estiver lendo
a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a
caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para
quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido
novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um pedido
sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem
abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto
vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro
as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à
medida que os alunos citarem cada uma delas.
- Para finalizar, falem: É sobre
a verdadeira sabedoria que tem origem em Deus, está associada ao temor do
Senhor e é uma dádiva divina, que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
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