Pré-adolescentes - O Evangelho do discípulo amado
Lição 08: Jesus, o Pastor Verdadeiro
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus, o pastor verdadeiro.
- Depois, utilizem a dinâmica “Jesus, o verdadeiro
pastor".
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jesus, o verdadeiro pastor
Objetivos:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Estudar sobre Jesus, o verdadeiro pastor.
01 venda para os olhos
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente
voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo:
Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê
02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada
induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar
sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a
importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros
pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns
comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não
prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês
a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar
atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a
Palavra de Deus.
- Depois, leiam: João 10.1 a 5:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra
pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e
salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o
porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas,
e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante
delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum
seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”(João
10:1-5).
- Para concluir, falem: Nesta lição, vamos estudar sobre
Jesus, o verdadeiro pastor.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário