Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 08: Sem hipocrisia, mas com verdade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Sem hipocrisia, mas
com verdade.
- Perguntem: O que vocês entendem por hipocrisia?
Aguardem as respostas. Depois, organizem um conceito
sobre hipocrisia a partir das ideias dos alunos e acrescentando outras
informações.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sem
máscara da hipocrisia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sem máscara da hipocrisia
Objetivo: Refletir sobre a importância das ações verdadeiras
sem a máscara da hipocrisia.
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o
sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação
rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é
chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no
máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas
aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de
Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram,
e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo
sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele
lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé
dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas,
deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma
estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e
deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu
to pagarei quando voltar”
- Enquanto o narrador estiver lendo a parábola, os
demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos
personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Perguntem: Através deste exemplo, como poderia ser
uma ação de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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