Adolescentes - Cremos
Lição 04: No Espírito Santo, o nosso Consolador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Falem que nesta lição vamos
estudar que cremos no Espírito Santo.
- Falem sobre:
A terceira pessoa da trindade
Características da pessoa do
Espírito Santo
A atuação do Espírito Santo
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Mora e está em mim”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Mora e está em mim
Objetivo:
Ilustrar a presença do
Espírito Santo na vida daquele que recebe Jesus como salvador.
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel ofício
com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro
e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um
relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro
(retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com
Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação,
através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não
aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e
falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem
a caixa dourada dentro do vaso).
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Para confirmar isto, leiam
João 14:16-17:
“E eu rogarei ao Pai, e ele
vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o
mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis,
porque habita convosco, e estará em vós”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário