Discipulando 2: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 03: Crendo para interpretar a Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Crendo para
Interpretar a Bíblia.
- Depois, apliquem a dinâmica “Seguindo Regras”.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo Regras
Objetivos:
Introduzir o tema da aula - interpretação bíblica.
Promover de forma lúdica reflexão sobre a
importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.
01 cópia de um texto de atividades para cada
aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada
aluno(postada abaixo)
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da
atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a ser
realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer
coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam
a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes dos alunos durante a
atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber que
estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas
as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não
revele ao seu colega do lado”.
- Em seguida, questionem a razão deles não terem
observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual
regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura de
um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos estudar
sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Atividade da dinâmica acima
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas
trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste
trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você
nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz
alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda
da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome
completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até
esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima
da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade
preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva:
___________
14 – Agora que você leu todas as instruções,
cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu
colega do lado.
Autoria desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário