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segunda-feira, 19 de abril de 2021

Juvenis – Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã

Lição 04: Pecado original?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Escrevam no quadro ou cartolina o título da lição: Pecado Original?

- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles sabem sobre o pecado original, quem praticou, onde, qual foi o pecado e a consequência imediata.

Acrescentem outras informações.

- Falem sobre os seguintes pontos:

A realidade do pecado

As consequências do pecado

O que é pecado

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Vaso Quebrado”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: O Vaso quebrado

Objetivo: Refletir sobre o pecado e suas consequências.

Material:

01 jarro

Papel

Caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Leiam para os alunos a seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas nos traz algumas reflexões:

“Conta-se que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:

- Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.

O casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram expulsos do Paraíso.

Eva pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”(autoria desconhecida).

- Agora, façam algumas indagações:

1 - Neste contexto, o que pode significar o “jarro”?

O jarro significa a comunhão com Deus e a ausência de pecado.

2 - Que relação pode ter o jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?

O jarro quebrado pode ser comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.

3 - Qual era o elemento que promovia a felicidade do casal?

 O jarro da história representava o cuidado do casal com a felicidade – a comunhão com Deus.

4 - Por que era importante guardá-lo com cuidado?

O jarro tinha que ser bem cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.

5 - O que pode simbolizar cada parte quebrada?

A soma das partes quebradas simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando a vida espiritual.

- Depois dos questionamentos e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.

- Perguntem:

O que podemos colocar dentro deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com Deus?

O que preenche o homem interior?

Que ações podemos ter para não sofrer as consequências do pecado?

Distribuam papel para os alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.

- Depois retirem cada papel e leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.

- Para concluir leiam:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).

Por Sulamita Macedo.

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