RSS

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Adolescentes - Cremos

Lição 05: No Pecado, um Problema

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: No Pecado, um problema.

- Perguntem: O que é pecado?

Aguardem as respostas. Não descartem nenhuma delas.

Depois, acrescentem outras informações e corrijam alguma resposta se necessário.

- Depois, apliquem a dinâmica “O Pecado”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e contextualizada.

- Para finalizar, falem: Cremos que o pecado é um problema grande, que nos separa de Deus, que não podemos vencer sozinhos, precisamos de Jesus.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Pecado

Objetivo:

Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.

Material:

02 alunos(01 menino e 01 menina)

Frutas variadas

01 cartolina preta

Procedimento:

- Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.

- Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.

- Leiam Gn 2. 15 a 17:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

 - Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.

Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.

- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:

Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).

Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.

- Falem: Qual foi o pecado?

 Certamente vão falar que foi a desobediência.

- Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.

- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).

- Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.

- Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado. Vamos agora estudar sobre as consequências do pecado.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: