Adolescentes - Cremos
Lição 05: No Pecado, um Problema
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: No Pecado, um problema.
- Perguntem: O que é pecado?
Aguardem as respostas. Não
descartem nenhuma delas.
Depois, acrescentem outras
informações e corrijam alguma resposta se necessário.
- Depois, apliquem a dinâmica
“O Pecado”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar, falem:
Cremos que o pecado é um problema grande, que nos separa de Deus, que não
podemos vencer sozinhos, precisamos de Jesus.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que
originou a morte física e espiritual.
02 alunos(01 menino e 01
menina)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o menino e a
menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e
Eva.
- Coloquem uma cesta com
vários tipos de fruta diante deles.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o
homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor
Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que
dela comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos nestes versículos acerca da
orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que
ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva
desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve
comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a desobediência.
- Entreguem a metade da
cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado. Vamos agora estudar sobre as consequências do
pecado.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário