Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 04: O Justo Juiz
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal
e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Escrevam no quadro as seguintes palavras: o criador, o
libertador, o único Deus verdadeiro.
- Falem(apontando para as palavras): Já estudamos que Deus é
o criador, o libertador, o único Deus verdadeiro. Hoje, vamos aprender que Ele
é o justo juiz.
- Falem: O tema será estudado através da história de Daniel e
seus colegas na época do império babilônico.
- Façam um breve relato sobre os acontecimentos que envolvem
esta história. Enfatizem a razão da característica de Deus como justo juiz
nesta situação.
- Depois, utilizem a dinâmica “Marionete”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Marionete?
Objetivos:
Refletir sobre a integridade de caráter de Daniel e seus
colegas.
Contextualizar este exemplo com a vida cristã atual.
Material:
01 fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do boneco
ou daquele tipo que é movido por meio de cordões.
No Departamento Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de que
forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam que o fantoche é manipulado com
as mãos dentro do boneco ou é movido por meio de cordões, dependendo do tipo
apresentado.
Peçam que alguns alunos manipulem o fantoche de várias formas
e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da classe.
Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias ações e os outros 4 deverão
imitá-lo.
Observem as imitações dos alunos e também se alguém não vai
aceitar a situação de se deixar manipular pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma pessoa,
sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação apresentada pelos colegas têm a
ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos afirmam.
- Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala através
da ação e vontade de quem o manipula. Não possui vontade própria e sendo assim
é manobrado por outrem. No sentido figurado, chamar alguém de Marionete,
refere-se a uma pessoa sem firmeza de caráter e que aceita ser manipulado por
outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma
situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã,
quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a
orientação do rei de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e
não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no
seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho
que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se
contaminar”.
- Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias, Misael
e Azarias. E hoje, também acontece conosco.
Nesse momento, falem sobre o que o mundo nos oferece, que
pode nos distanciar e modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o
cuidado de não deixarmos que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de uma vida integra diante de Deus
numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20
de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e
a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento
em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os
trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados
outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram
assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o
que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos
astrólogos que havia em todo o seu reino”.
- Perguntem: Que resultados também podemos obter quando
decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras se
necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio
de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os
rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Por Sulamita Macedo.
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