Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 03: O Único
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Já estudamos que Deus é o criador e o libertador. Hoje,
vamos aprender que Ele é o único Deus verdadeiro.
- O tema será estudado através da história do povo de Israel,
especificamente sobre o personagem Elias e o rei Acabe e os profetas de Baal.
- Façam um breve relato sobre o confronto entre o profeta
Elias e os 450 profetas de Baal. Se possível, mostrem este acontecimento
através da exibição de parte de um filme.
- Em seguida, leiam 1 Reis 18:36-39:
“Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da
tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de
Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou
teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça
que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a
lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e
disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Prova de Fogo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Prova de Fogo
Objetivo: Contextualizar o tema estudado com a vida do aluno,
enfatizando que Deus nos vê, ouve e age em nosso favor.
01 pedra pequena para cada aluno(pode ser aquela de aquário).
Procedimento:
- O que significa passar por uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas convergem para as dificuldades,
problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias
passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor
Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu,
deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.
- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para
sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.
O que pode então significar: consertar o altar?
Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do
altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando
as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que
representarão cada pessoa da classe.
- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que
podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus,
que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que
é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos
para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar
água?
A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?
O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação
do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão passando pela prova de fogo, vocês
têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a
operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações
impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você.
- Depois façam uma oração e entreguem 01 pedrinha para cada
aluno.
Por Sulamita Macedo.
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