Discipulando 2: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 02: Conhecendo a Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Conhecendo a Bíblia”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo a Bíblia
Objetivo:
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo
Testamento.
01 Bíblia
para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos,
Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e
Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados
separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a
Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam
que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar
a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no
índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O
vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro,
abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem
também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39
livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo
Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco,
Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros
do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro,
por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da
palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos os 39
livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos
livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e
Profético.
- Para concluir, falem da importância da leitura
bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário