Jovens: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo - Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios Para os Nossos Dias
Lição 03: Divisões na igreja
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês
mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é
importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os
alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação
dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in
box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Divisões
na igreja.
- Depois, apliquem a dinâmica
“Unidade”, que enfatizará a importância
da unidade do corpo de Cristo.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método
que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade
da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos
escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica
comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos
alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Unidade
Objetivo:
Enfatizar
a importância da unidade do corpo de Cristo
Para
o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para
o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de
papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar,
conforme descrição abaixo:
Folha
01: Cabeça
Folha
02: Pescoço
Folha
03: Tronco (humano)
Folha
04: Braço direito
Folha
05: Braço esquerdo
Folha
06: Mão direita
Folha
07: Mão esquerda
Folha
08: Perna direita
Folha
09: Perna esquerda
Folha
10: Pé direito
Folha
11: Pé esquerdo
Procedimento:
1 - Dividam
a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para
o grupo 01:
-
Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis
colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser
executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para
o grupo 02(com 11 pessoas):
-
Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os
colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam
separados.
-
Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 –
Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 –
Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O
grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com
as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme,
desorganizado e desproporcional.
Perguntem:
Por que são diferentes?
O
Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade
para o desenvolvimento do trabalho.
O
Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam
de forma coletiva.
Quais
conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da
importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
“Porque,
assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”(1 Coríntios 12:12).
- Falem:
Vamos estudar agora sobre as divisões na igreja de Corinto, que prejudicam a unidade
do Corpo de Cristo, e a ação do apóstolo Paulo diante deste problema.
Ideia
original desconhecida(confecção do boneco).
0 comentários:
Postar um comentário