Adultos - Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário.
Revista reeditada do ano de 2014
Lição 04: Dons de Poder
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Falem: Na lição anterior,
começamos a estudar sobre os dons espirituais e conhecemos mais sobre os dons
de Revelação
- Falem ainda: Na aula de
hoje, vamos trabalhar sobre os “Dons de Poder”.
- Escrevam no quadro ou
cartolina os dons de Poder:
Dom da Fé
Dons de Curar
Dom de Operação de Maravilhas
- Depois, estudem sobre cada
dom, dessa forma:
O que é?
Exemplos desses dons na
Bíblia(Antigo e Novo Testamento)
Exemplos destes dons hoje na
Igreja.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Galeria”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Galeria
Objetivo:
Incentivar os alunos a relatar
experiências que façam referência ao exercício da fé.
02 cartolinas para montar 02
cartazes
Procedimento:
- Apresentem um cartaz com os
nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque,
Jacó, José, Moisés, Raabe.
- Depois, leiam o texto
bíblico de Hebreus 11, conhecido como Galeria dos Heróis da Fé, observando o acontecimento
referente ao nome citado.
- Depois, solicitem para que
os alunos relatem fatos que façam referência a fé exercitada por eles.
- Continuem a galeria,
organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que relatarem suas
experiências.
- Depois, procurem identificar
qual o dom a que se refere o relato do aluno.
- Para concluir, leiam: “Ora,
a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que
não se veem”(Hb 11.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário