Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 01: Sacrificado? Eu?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Peçam para que os alunos abram a lição bíblica no índice e
falem: estes são os assuntos que serão abordados durante este trimestre. Então,
leiam com eles cada título das lições, enfatizando os nomes dos adolescentes da
Bíblia que serão estudados.
- Apresentem o título
da lição 01: Sacrificado? Eu?
- Depois, falem que este título se refere a um fato bíblico
envolvendo os personagens Abraão e seu filho Isaque. Façam um breve resumo
desta situação.
- Falem: Através da história de vida de Isaque, vamos
estudar, na lição de hoje, sobre a fidelidade e obediência a Deus.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Confiança em Deus”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Confiança em Deus
Objetivo: Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
Lenço ou outro material para vendar os olhos da metade da
turma.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada
dupla.
- Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos
e o outro colega será seu guia.
- Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
- Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em
seguida, invertem-se os papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
- Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a
importância da segurança que os verdadeiros amigos e familiares transmitem.
Mas, eles podem falhar.
Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o
amigo fiel e está conosco nas situações difíceis.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário