Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 01: Uma nova fase
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o tema do trimestre: Pré-Adolescência, que fase
é essa?
- Peçam para que os alunos abram a lição bíblica no índice e
falem: estes são os assuntos que serão abordados durante este trimestre.
- Apresentem o título da lição 01: Uma Nova Fase.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Quem é você?”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema
com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as características da puberdade.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
01 espelho
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos: 01 de meninas e outro de
meninos.
- Entreguem para cada grupo 01 folha de papel madeira e 01
pincel atômico.
- Forneçam as seguintes orientações para os grupos: Desenhar
o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para
tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno
do corpo com um pincel atômico. As meninas farão o mesmo procedimento.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar neste trimestre sobre
várias lições que se referem ao conhecimento de si mesmo, isto é, quem é você.
- Falem: Vocês estão deixando de ser crianças e estão
entrando na adolescência. Estão passando por uma série de mudanças corporais e
psicológicas.
- Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre
o que estão vendo(características corporais).
- Escrevam estas transformações apontadas pelos alunos dentro
de cada desenho do menino e da menina, de acordo com o sexo.
- Falem sobre as mudanças que eles estão passando, a nível
corporal e psicológico, características próprias desta fase da vida.
- Agora, vocês estudam sobre os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário