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segunda-feira, 28 de junho de 2021

Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.

Lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos.

- Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem sobre suas divisões, mostrando no índice, os livros que compõem cada parte:

Pentateuco: de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)

Históricos: de Josué a Ester(12 livros)

Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)

Profetas Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)

Profetas Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).

Nesta última parte, falem: Estes 12 livros(Profetas Menores) serão  o conteúdo das nossas lições deste trimestre, estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu te Conheço?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Eu te Conheço?

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.

Material:

Os 12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e  MALAQUIAS).

Informações gerais sobre cada profeta ou livro(veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na escolha dos pontos a ser apresentados.

Procedimento:

- Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze profetas(um nome para cada aluno).

- Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo informações sobre os profetas ou livro(um papel para cada aluno).

Um exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não necessariamente receberá informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.

- Em seguida, um por vez, vai ler o nome do livro/profeta e depois o conteúdo informativo que recebeu. Depois que ele ler, o aluno pergunta:

Você me conhece?

Será que estas informações e características são minhas?

Outro aluno poderá dizer: Acho(ou tenho certeza) que as informações que tenho se referem a você! Então ele ler para a classe e o professor deve confirmar ou não a veracidade das informações sobre este ou outro profeta( o professor deverá ter conhecimento e certeza das informações sobre cada profeta).

Este procedimento deve acontecer até que todos os 12 profetas sejam apresentados.

- Depois, solicitem que os alunos que estão com os nomes dos 12 profetas se posicionem diante da classe, formando a sequência dos livros de acordo com a ordem em que aparecem na Bíblia.

É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(certamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.

Informações sobre cada profeta ou livro, através de versículos:

Observações:

- Os nomes dos profetas devem ser separados dos versículos, entreguem para os alunos de acordo com a descrição no procedimento.

- As referências dos versículos não aparecem para que o aluno descubra qual o livro ou profeta pelo conteúdo.

OSÉIAS: “... Vai toma uma mulher de prostituição... e foi tomou a Gomer...”

JOEL: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão sonhos”.

AMÓS: “...Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.

OBADIAS: “Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.

JONAS: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.

MIQUÉIAS: “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

NAUM: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente...”

HABACUQUE: “...Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica...”

SOFONIAS: “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.

AGEU: “Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado”.

ZACARIAS: “Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bênção do Senhor”.

MALAQUIAS: “E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.

Por Sulamita Macedo.

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