Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem
o título da lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos.
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem
sobre suas divisões, mostrando no índice, os livros que compõem cada parte:
Pentateuco:
de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)
Históricos:
de Josué a Ester(12 livros)
Poéticos:
de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)
Profetas
Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)
Profetas
Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).
Nesta
última parte, falem: Estes 12 livros(Profetas Menores) serão o conteúdo das nossas lições deste trimestre,
estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica
“Eu te Conheço?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eu te Conheço?
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.
Material:
Os
12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS,
MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS).
Informações gerais sobre cada profeta ou livro(veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na escolha dos pontos a ser apresentados.
Procedimento:
-
Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze profetas(um nome para cada aluno).
-
Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo informações sobre os profetas ou
livro(um papel para cada aluno).
Um
exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não necessariamente receberá
informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.
- Em
seguida, um por vez, vai ler o nome do livro/profeta e depois o conteúdo
informativo que recebeu. Depois que ele ler, o aluno pergunta:
Você
me conhece?
Será
que estas informações e características são minhas?
Outro
aluno poderá dizer: Acho(ou tenho certeza) que as informações que tenho se
referem a você! Então ele ler para a classe e o professor deve confirmar ou não
a veracidade das informações sobre este ou outro profeta( o professor deverá
ter conhecimento e certeza das informações sobre cada profeta).
Este
procedimento deve acontecer até que todos os 12 profetas sejam apresentados.
-
Depois, solicitem que os alunos que estão com os nomes dos 12 profetas se
posicionem diante da classe, formando a sequência dos livros de acordo com a
ordem em que aparecem na Bíblia.
É
interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver
dificuldade(certamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.
Informações
sobre cada profeta ou livro, através de versículos:
Observações:
- Os
nomes dos profetas devem ser separados dos versículos, entreguem para os alunos
de acordo com a descrição no procedimento.
- As
referências dos versículos não aparecem para que o aluno descubra qual o livro
ou profeta pelo conteúdo.
OSÉIAS:
“... Vai toma uma mulher de prostituição... e foi tomou a Gomer...”
JOEL:
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e
vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os
vossos jovens terão sonhos”.
AMÓS:
“...Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo,
porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.
OBADIAS:
“Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se
fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.
JONAS:
“Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua
malícia subiu até mim”.
MIQUÉIAS:
“E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que
será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os
dias da eternidade”.
NAUM:
“O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por
inocente...”
HABACUQUE:
“...Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a
notifica...”
SOFONIAS:
“E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e
castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu
coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.
AGEU:
“Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não
vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe
salário num saco furado”.
ZACARIAS:
“Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor
dos Exércitos e suplicar a bênção do Senhor”.
MALAQUIAS:
“E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto
da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.
Por
Sulamita Macedo.
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