Jovens: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo - Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios Para os Nossos Dias
Lição 12: Da circuncisão e dos alimentos sacrificados aos ídolos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês
mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é
importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os
alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto,
esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e
a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos
alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Da
circuncisão e dos alimentos sacrificados aos ídolos.
- Coloquem no quadro a palavra
“circuncisão” e perguntem o que eles sabem sobre o termo(neste caso, vocês
estão utilizando o método de perguntas e respostas).
Aguardem as respostas e depois
acrescentem outras informações se necessário.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Para o item III – Comida sacrificada aos ídolos, sugiro um debate(método)
através das perguntas abaixo.
Falem: Estamos no período junino, conhecido pelas comidas
feitas do milho.
Agora, lancem as 02 perguntas abaixo:
As comidas feitas do milho são oferecidas aos ídolos juninos Santo
Antônio, São João e São Pedro? Por quê?
Podemos considerar a mesma recomendação do apóstolo para os
irmãos de Corinto para esta situação acima? Por quê?
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vida Transformada
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida
daquele que recebe a salvação.
Material:
01
porção de milho de pipoca
01
porção de pipoca
Alguns
piruás(grãos que não estouraram)
01
porção de óleo
01
cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
-
Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa
pelo Novo Nascimento.
-
Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se
transforme em pipoca?
Aguardem
as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa
panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
-
Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser
comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação,
libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria
na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
-
Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho
de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há
sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com
isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre
pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua
hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí,
sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E
ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia
sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de
pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o
fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do
milho que não estoura. No entanto, o
destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar
na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor:
Rubem Alves.
-
Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
-
Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa
forma, não passam pelo processo de transformação.
-
Agora, falem sobre:
O
óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na
vida da pessoa que recebe a salvação.
O
barulho pode representar a alegria da transformação.
-
Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas
atitudes e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por
Sulamita Macedo.
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