Jovens: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo - Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios Para os Nossos Dias
Lição 13: A Santa Ceia, o amor e a ressurreição
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês
mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é
importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os
alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor
motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos,
vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto,
esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e
a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos
alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Santa
Ceia, o amor e a ressurreição.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de
forma participativa e contextualizada.
Para exemplificar o item II,
utilizem a dinâmica “O Coração mais bonito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Material:
01
coração grande
01
coração pequeno para cada aluno
01
pirulito em forma de coração para cada aluno
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor
de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
-
Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração pequeno para
cada um.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós,
como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.
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