Juvenis – Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição 12: Céu e inferno
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Apresentem o título da lição: Céu e Inferno?
- Depois, utilizem a dinâmica “O Melhor Lugar”, para
introduzir o estudo sobre a realidade do céu e do inferno.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma
participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Melhor Lugar
Objetivo:
Estudar sobre a realidade do céu e do inferno.
Giz ou fita adesiva colorida
01 pedra pequena
Procedimento:
- Marquem no piso da sala o desenho de uma “amarelinha”. Veja
figura ao lado.
O diagrama deve ter 10 quadrados numerados, uma meia lua no
início com o nome inferno e no final outra meia lua com nome céu.
“Amarelinha” é uma
brincadeira de criança muito conhecida, que recebe este nome ou outros como
“pula macaca” ou “Cademia” etc.
- Peçam aos alunos para permanecer em volta da “amarelinha” e
falem como funciona a brincadeira.
Lembrando como funciona:
“Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando
quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça
uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1, outra
meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a
casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas
as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas)
até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito,
só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe
para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não
cair no Inferno!
Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante,
pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair
fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no
inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a
pedrinha que estiver em casa dupla”. www.criancashsw.uol.com.br
- Depois, destas orientações, alguns alunos devem jogar a
“amarelinha”.
- Em seguida, façam uma reflexão sobre o objetivo dessa
brincadeira que é o de chegar ao céu, não cometendo erros no caminho e evitar a
permanência no inferno.
Da mesma forma nós também almejamos chegar ao céu, buscando
firmeza nos nossos passos durante a caminhada, tendo como luz a Palavra de
Deus, e, dessa maneira, nos afastamos da condenação de irmos para o inferno.
- Para concluir, falem: É sobre a existência do céu e do
inferno o tema da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário