Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 12: O Consolador
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o Espírito Santo –
o Consolador.
– Depois, apliquem a dinâmica “Mora e está em mim”, que
como objetivo ilustrar a presença do Espírito Santo na vida daquele que recebe
Jesus como salvador.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mora e está em mim
Objetivo:
Ilustrar a presença do Espírito Santo na vida daquele que
recebe Jesus como salvador.
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
– Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da
terra…”
– Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto
representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
– Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com
Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do
vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle,
porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio
de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem
o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como
Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
– Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que
01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o
papel: Espírito Santo.
– Para confirmar isto, leiam João 14:16-17:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para
que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque
não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará
em vós”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário