Adultos - Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário.
Revista reeditada do ano de 2014
Lição
12: O Diaconato
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram
a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é
uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante
para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem
os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que
sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento
da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui!
-
Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido
como Diaconia.
-
Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
-
Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades
que os diáconos realizam.
Se
preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos
sobre a função que exerce na Igreja.
-
Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem
as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.
- Em
seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Com a Mão na Massa” que
proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente) que
pode ser realizado por cada cristão.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir
sobre o serviço cristão.
Realizar
autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
Material:
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a
caneta.
-
Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
-
Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro
da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora
da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam
ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem
sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai
escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor
trabalhando, p’ra teu Senhor”.
-
Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada
aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
1 – Apresentem esta situação para a turma e aguardem as respostas:
Você
se encontra com um(a) colega, que não vê há muito tempo.
Na
conversa, descobre que ele(a) agora é evangélico(a) e que acredita nos dons
espirituais somente para a igreja do primeiro século.
Você
afirmou que os dons espirituais se manifestam também na atualidade. Ele
aproveita e começa a debater com você sobre isto.
Quais
argumentos você apresentaria?
2 - Dinâmica: Dons
Objetivo:
Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais e Ministeriais
Material:
Nomes
dos Dons Espirituais e Ministeriais digitados
06
envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)
Observação:
Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de
Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na
parte de baixo do envelope; repetir este
mesmo procedimento para o Grupo 2.
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos
- Entreguem para cada grupo as
cartelas misturadas com os nomes dos dons Espirituais e Ministeriais.
- Forneçam as seguintes
orientações:
Eles deverão separá-las em 02
grupos: Dons Espirituais e Ministeriais.
O grupo vencedor será aquele
que separar primeiro e de forma correta.
Só poderão começar após a
autorização do professor.
Quando o grupo tiver
concluído, chamar o professor que verificará se estar correto. O Professor deve
declarar qual o grupo vencedor.
Não poderá consultar a lição
bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
- Recolham as cartelas
referentes aos Dons Ministeriais.
- Agora, entreguem para cada
grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma identificação: Dons de Poder, Dons de
Revelação ou Dons de Elocução.
- Forneçam as seguintes
orientações:
Eles deverão colocar dentro
dos envelopes as cartelas a que se refere a identificação do envelopes.
Só poderão começar após a
autorização do professor.
Não poderá consultar a lição
bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
O tempo para realização da
atividade é de apenas 02 minutos. Após este tempo os grupos deverão entregar os
envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma cartela.
- Após o recebimento dos
envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os envelopes, na seguinte
ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução, para os dois grupos.
Quando o professor pegar o
envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para a turma, fazendo um
certo suspense e perguntando para a
turma está certo? Devem ser anotados quantos estão corretos. Logo em seguida, o
professor deve abrir o envelope Dons de Poder do Grupo 02. Depois, os demais
envelopes.
- Para concluir, os pontos
desta atividade devem ser somados. O professor deve declarar qual o grupo que
ficou com o 1º. e 2º. lugar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário