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segunda-feira, 28 de junho de 2021

Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel

Lição 01: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

- Tema: O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel.

- Capa:

O que vemos?

Uma foto da cidade de Jerusalém com uma iluminação descendo de cima

O que a figura tem a ver com o tema?

Refere-se ao plano de Deus para o povo de Israel

Cidade de Jerusalém: povo de Israel

Iluminação descendo de cima: plano de Deus

- Comentarista: Pastor Claiton Pommerening

Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

- Lições do trimestre:

Peçam a 02 alunos para se posicionem diante da classe. Orientem para que 01 leia os títulos das lições de números ímpares e o outro, os pares.

07 – Agora, trabalhem a lição 01:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição 01: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Para exemplificar o item I, apliquem a dinâmica “Quer Sabedoria?

Utilizando o método de perguntas e respostas, indaguem aos alunos quais realizações de Salomão foram fruto da sabedoria recebida de Deus.

Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.

Apresentem uma figura do templo de Jerusalém e um mapa do reinado de Salomão




A figura e o mapa são recursos didáticos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Quer Sabedoria?

Objetivo: Enfatizar a importância da sabedoria que procede de Deus.

Material:

01 caixa

Nome SABEDORIA digitado

Envelopes pequenos(quantidade depende do número de alunos)

Papel pequeno com o versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)

01 pincel atômico ou um marcador para quadro branco

01 cartolina ou um quadro branco

Organizar o material da seguinte forma:

Colar o nome SABEDORIA fora da caixa, que fique bem visível

Colocar o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope

Colocar os envelopes dentro da caixa

Procedimento:

- Comecem lendo I Reis 3. 9 a 12:

“A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.

- Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que ele recebeu?

Aguardem as respostas.

- Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé diante da turma.

- Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

- Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a caixa.

Aguardem que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.

- Falem: Salomão fez um pedido sábio, vocês também!

- Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17

- Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.

- Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

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