Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 02: Saulo de Tarso, o Perseguidor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
-
Apresentem o título da lição: Saulo
de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem mapa para
apontar os seguintes lugares/cidades: Jerusalém, Samaria, Judeia(Atos 8.1) e
Damasco(Atos 22.5), citados na leitura bíblica em classe.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Durante a semana que antecede a aula, peçam para que os alunos pesquisem sobre a perseguição contra os cristãos. Sugiro o site: portasabertas.org.br
A pesquisa deve ser orientada, observando os seguintes pontos:
- Países, regime político, dados estatísticos, tipos de perseguição: religiosa,
política, ideológica... Como acontece a perseguição: com violência ou não,
psicológica...
Para isto vocês podem utilizar o grupo de WhatsApp da turma.
O professor deve planejar a aula, deixando um espaço de tempo para que os
alunos possam apresentar o que pesquisaram de forma objetiva.
Este momento, será após o estudo sobre a perseguição efetuada por Paulo,
mas dentro do tempo da aula.
Após a apresentação, é interessante um breve
debate sobre a problemática.
Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do
tempo.
Aqui está sendo utilizada Metodologia Ativa de aprendizagem.
Só terá sucesso, se o professor planejar a aula e tiver controle do
tempo.
- Apliquem
a dinâmica “Perseguição - Ontem e Hoje”, se vocês não fizerem
a atividade proposta acima utilizando a Metodologia
Ativa de aprendizagem.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapas e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Pesquisa orientada sobre a perseguição contra os cristãos, apresentação
dos alunos e debate sobre a problemática;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Perseguição - Ontem
e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de
perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos para representar
obstáculos,
Papéis com nomes dos tipos de
perseguição
Procedimento:
- Organizem um caminho com
bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição
que a igreja sofria.
- Falem que os cristãos
sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho
representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos,
inclusive as perseguições atuais.
- Peçam para que um aluno ande
pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e
no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de
perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou
vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o
mesmo procedimento até concluir.
- Agora, leiam: “...Sê fiel
até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2. 10).
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Ótima orientação pedagógica, Deus te abençoe grandemente.
Muito bom, vou aplicar na minha classe.
Tenho estudado com a irmã no curso de mentoria que termina semana que vem e tenho aprendido muito com seus comentários lá também.
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