Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 03: A Conversão de Saulo de Tarso
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição:
Saulo de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem mapa para
apontar Damasco(Atos 9.3), tendo em vista que no caminho deste lugar, Paulo foi
surpreendido com a ação divina para sua conversão.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapa e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, pendurar o mapa) material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para
concluir a aula.
Dinâmica: Livro das Vidas
Transformadas
Objetivo: Rememorar
e socializar como ocorreu a conversão dos(as) alunos(as).
Material:
01 caneta e 01 folha de papel
ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte
superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a
conversão do apóstolo Paulo, entreguem para cada aluno(a) uma folha de papel
ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os(as) alunos(as)
para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles/delas antes da
conversão e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação,
como indicação do que está escrito na folha.
- Recolham todas as folhas e digam que vão encadernar, para formar um "livro"; Digitem na capa o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”;
Acrescentem ainda nesta
primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe;
Na segunda folha, podem ainda
fazer um índice com a sequência dos nomes dos(as) alunos(as), com a numeração
das folhas.
Se preferir, vocês podem
também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco
para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula,
vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada
aluno(a) poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles(delas).
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Irmã Sulamita sempre superando as expectativas de professores e alunos de todo Brasil. Deus te abençoe sempre.
A paz do Senhor Jesus.
James Barbosa, muito obrigada por sua visita ao blog.
Fico feliz com suas palavras. rsrsrs
Postar um comentário