Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 08: O Quinto Sinal: Jesus Anda Sobre o MarProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: O Quinto
Sinal: Jesus Anda Sobre o Mar. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Já estudamos anteriormente 04
sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da
água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial, o 3º. a cura do paralítico de
Betesda e 4º a multiplicação dos pães.
Aqui
está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa para apontar o mar da Galileia
e Cafarnaum.
Mapa é um recurso didático importante. Sua
utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Fé e
confiança”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fé e confiança
Objetivos:
Analisar a atitude dos discípulos de Jesus no mar
revolto da Galileia.
Refletir sobre a fé e a confiança de ser guiado por
Deus.
Material:
Uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece
a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.
- Esperem que o “aluno cego” peça orientação e
comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a
orientação (a vontade) do guia?
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança que devemos ter em Deus, confiando nele.
- Pode acontecer que o “aluno cego” não execute
alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda
e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que nós precisamos e estar atentos a sua voz, obedecer a vontade divina, tendo
como padrão a Palavra de Deus.
- Para concluir, analisem a atitude dos discípulos
de Jesus no mar revolto da Galileia, quanto a confiança nas palavras de Jesus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
2 comentários:
Amei a explicação
Muito obrigada por sua visita ao blog e pelo comentário.
Faça bom proveito.
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