Jovens: Imitadores de Cristo - Ensinos Extraídos das Palavras de Jesus e dos Apóstolos
Lição 05: Quem segue a Cristo anda na prática
do perdão e do amor
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Quem
segue a Cristo anda na prática do perdão e do amor. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir a aula, apliquem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir sobre a
importância e a eficácia do perdão.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Leiam a parábola do Credor Incompassivo:
“Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros,
e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos”(Lucas
7:41 e 42).
- Depois, apresentem uma chave e perguntem aos alunos:
Para que serve uma chave?
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir,
porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão
de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente
tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra
alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não
perdoará as vossas ofensas”.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Muito interesante professora vou usar a dinâmica com meus alunos amanhã, Deus te abençoe
André Luis, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que vai utilizar a sugestão deste blog.
Volte sempre.
Postar um comentário