Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 11: A prisão e o julgamento de Paulo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A prisão e o julgamento de
Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, para introduzir o
estudo da lição, apliquem a dinãmica “A Prisão do apóstolo Paulo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo da lição, retomem a pergunta “Por
que Paulo passou por este sofrimento?” da aplicação da dinâmica aplicada no
início da aula.
Apresentem a cartolina preenchida
com as respostas e indaquem o que eles podem acrescentar depois do estudo da
lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Prisão do apóstolo Paulo
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a prisão e julgamento do apóstolo Paulo,
Material:
01 corrente confeccionada de
papel ou EVA
01 Chicote ou um cinto ou um
cinturão
01 alfinete ou agulha
01 pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem:
. Alguém aqui passou por uma situação em que
ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação
vivenciada.
. Alguém já sofreu uma
agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu
como apanhou?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já se furou com algo
perfurante, como prego, alfinete etc?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação
vivenciada.
- Falem: Todas estas situações
causaram para vocês sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma
pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.
- Falem: Vocês já sabem que o
apóstolo Paulo, durante as viagens missionárias, aconteceram várias situações
que provocaram muito sofrimento para Ele. Na lição de hoje, vamos estudar sobre
a prisão e o julgamento do apóstolo Paulo.
- Perguntem: Por que Paulo
passou por este sofrimento?
Aguardem as respostas,
anote-as na catrtolina e reservem para usar no final da aula.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário