Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 13: A partida e o legado de PauloProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A partida e o legado de Paulo, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O
legado de Paulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O legado de Paulo
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre o
apóstolo Paulo, apontando itens do legado desse missionário destemido.
Material:
Palavras e/ou expressões
digitadas(ver no procedimento)
Quadro branco ou cartolina
Marcador para quadro branco ou
pincel atômico
Procedimento:
Momento antes da aula:
Coloquem as palavras ou
expressões que fazem referência ao legado de Paulo debaixo das cadeiras(antes
dos alunos chegarem). Vejam abaixo:
- Promoveu a expansação do
evangelho, apesar das dificuldades e perseguições
- Demonstrou cuidado com os
irmãos e a organização das igrejas
- Visitou igrejas para
observar seu desenvolvimento e orientá-las
- Escreveu 13 cartas para
ensinar e corrigir, estabelecendo as bases da teologia do cristianismo
- Incentivou os companheiros e
formou jovens obreiros
- Viveu para servir a Deus,
cumprindo o Ide de Jesus
Na aula:
- Falem: Hoje, estamos
concluindo o estudo sobre o apóstolo Paulo, enfatizando seu legado para o mundo
cristão.
- Perguntem: O que é legado?
Aguardem as respostas.
De acordo com o dicionário, no
sentido figurado, legado é aquilo que é passado para as gerações que se seguem.
- Falem: Qual o legado de
Paulo para as gerações seguintes, inclusive a nossa?
Aguardem as respostas e
anote-as num quadro ou cartolina.
- Depois, peçam para que os
alunos procurem outras informações, falando que estão colocadas debaixo das
cadeiras.
Deixem que eles procurem e
peçam para que eles leiam para a turma.
- Em seguida, reflitam com os
alunos sobre a colocação das palavras e expressões debaixo das cadeiras e eles ter
que procurá-las.
Levem os alunos a pensar que
isto demonstra esforço e persitência nas ações que podem ser extraídas do
legado de Paulo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário