Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 13: Timóteo: Ninguém despreze a sua
mocidade
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Timóteo: Ninguém despreze a
sua mocidade. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Chamado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado
Objetivos:
Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino
de Deus.
Finalizar o estudo Timóteo e sua missão dada por Deus como um
colaborador do apóstolo Paulo.
Material:
Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no
procedimento).
- Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado do jovem pastor Timóteo e
sua missão dada por Deus como um colaborador do apóstolo Paulo. Vocês também
têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas
uma das 03 situações que ele vai realizar:
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de
cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel
que recebeu.
- Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui
vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode
representar?
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo pode representar
que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar pode representar que está sem
realizar nenhuma atividade, porque não sabe qual sua missão, mas que permanece
de pé pronto para agir.
Sentar-se representa alguém que não teve coragem, estímulo e
motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são adolescentes e na igreja há trabalho para
todos. Participem das reuniões
específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas
atividades propostas para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário