Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 12: Os amigos e cooperadores de Paulo
Professoras e
professores, observem estas orientações:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Os amigos e cooperadores de
Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da
lição, utilizem a dinâmica “Cooperadores de Paulo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cooperadores de Paulo
Objetivo: Refletir sobre a
importância da liderança e os cooperadores.
Material:
Muitos objetos de tamanhos e pesos variados
- Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.
- Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a
dificuldade de conduzir todos eles.
- Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que
está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os
colegas.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a
importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma
exitosa.
- Moisés também precisou de colaboradores que tinham
propósitos comuns.
Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver
cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel
prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as
mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo
dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de
um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se
pôs” (Ex17. 11 e 12).
- Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e
Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este
exemplo(Fp 2. 19 e 25).
- Para finalizar, falem: É sobre isto que vamos estudar
nesta lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário