RSS

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia

Lição 11: O jovem rico: a proposta do reino de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O jovem rico: a proposta do reino de Deus.  Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O que ainda me falta?”

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O que ainda me falta?

Objetivo: iniciar o estudo sobre o jovem rico, contextualizando com a vida dos alunos.

Material:

A Bíblia dos alunos

Procedimento:

- Organizem os num círculo.

- Peçam para que os alunos abram a Bíblia em Mateus 19. 16 a 23.

- Falem: Vou realizar uma leitura deste texto bíblico e vocês acompanham na Bíblia de vocês.

- Depois, proponham a seguinte atividade: fazer uma leitura com a representação dos 02 personagem da história – Jesus e o jovem rico.

- Então, perguntem quem deseja representar Jesus e o jovem rico, realizando a leitura.

É bom que os alunos se apresentem voluntarieamente, caso não apareçam, você vai indicá-los.

Obsevem que no texto há partes que não são dos personagens, mas do narrador. Você professor(a) vai ser o (a) narrador(a).

- Depois, eles vão fazer a leitura, observando o tempo de cada um falar.

- Em seguida, façam as seguintes indagações:

O que o jovem rico deseja saber e fazer?

O que ele já fazia?

O que Jesus disse para ele fazer?

- Para finalizar, perguntem: Vocês já conhecem como dever ser a caminhada na vida cristã. Mas, o que ainda lhe falta?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: