Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
Lição 11: A Sutileza das Mídias SociaisProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: A
Sutileza das Mídias Sociais. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da
lição, utilizem a dinâmica “Apenas Um Clique!”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo:
Enfatizar a importância do uso
adequado e prudente das mídias sociais.
Material:
½ de uma cartolina de cor
verde e vermelha
02 pincéis atômicos
- Organizem os alunos em círculo.
O professor também deve fazer parte do círculo.
- Aproveitem este momento e
falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades.
- Agora, apresentem para os
alunos 02 cartolinas, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas
perguntas:
Na verde: Quais os pontos
positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos
negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos
pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar
a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos
pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar
a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade
e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta
parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet,
reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se
necessário.
Reflitam sobre as cores
utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A
cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor
vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o
conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios
para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da
Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver
cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da
importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando
levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que
separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, um
toque, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que
não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do
Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Salmo 1:1-2).
“Não vos enganeis: as más
conversações corrompem dos bons costumes”(I Co 15.33).
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua...” (Cl 2.8).
“Não porei coisa má diante dos
meus olhos” (Salmos 101:3).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário