Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 01: Um novo caráter: A lei do reino de DeusProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Um novo caráter: A
lei do reino de Deus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes, como por exemlo
Quando vocês falarem sobre as
bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho
da caixa)
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de
Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte
externa)
- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem
em que se encontram no item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em
cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade. Vamos
conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que
eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de papel
ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes citados
pelos alunos.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte
exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês
citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto
material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no
campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o
primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as
Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa:
Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas
bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um
papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui
temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser
acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a
complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais
próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o
real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta
por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto
espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta
questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita
Macedo.
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