Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 12: João Marcos: A importância de
aprender com os erros
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: João Marcos: A importância de
aprender com os erros. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Aprendendo com João
Marcos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Aprendendo com João Marcos
Objetivos:
Concluir o estudo sobre o personagem bíblico João Marcos,
companheiro de Paulo e Barnabé.
Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material para cada aluno:
01 lápis grafite
¼ de 01 folha de papel ofício
Procedimento:
- Falem: Acabamos de estudar sobre o personagem João Marcos,
companheiro do apóstolo Paulo e Barnabé na viagem missionária, até que...
- Peçam para que os alunos complementem a frase.
Espera-se que os alunos apontem o erro cometido por ele ao
desistir de continuar a viagem voltando para Jerusalém.
- Depois, entreguem para cada aluno os objetos descritos no item
material.
Peçam para que eles escrevam em poucas palavras 01 fato negativo
que aconteceu com ele, mas que tenha sido provocado por ele.
- Deixem que os alunos falem sobre o que escreveram e as
consequências desse ato.
- Solicitem que eles apaguem o que escreveram, utilizando a
borracha.
Certamente, eles vão perceber que mesmo apagando, o papel
ficará com as das palavras que antes estão escritas.
- Levem os alunos a relfetir sobre o cuidado com o que se
fala e faz, pois dexam marcas positivas ou negativas.
Mesmo que eles apaguem, como no exemplo feito por eles, as
marcas que ficaram no papel podem servir de lição para não cometer os mesmos
erros, não sofrendo as consequências dele.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário