RSS

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia

Lição 12: João Marcos: A importância de aprender com os erros

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: João Marcos: A importância de aprender com os erros.  Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Aprendendo com João Marcos”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Aprendendo com João Marcos

Objetivos:

Concluir o estudo sobre o personagem bíblico João Marcos, companheiro de Paulo e Barnabé.

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.

Material para cada aluno:

01 lápis grafite

01 borracha

¼ de 01 folha de papel ofício

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar sobre o personagem João Marcos, companheiro do apóstolo Paulo e Barnabé na viagem missionária, até que...

- Peçam para que os alunos complementem a frase.

Espera-se que os alunos apontem o erro cometido por ele ao desistir de continuar a viagem voltando para Jerusalém.

- Depois, entreguem para cada aluno os objetos descritos no item material.

Peçam para que eles escrevam em poucas palavras 01 fato negativo que aconteceu com ele, mas que tenha sido provocado por ele.

- Deixem que os alunos falem sobre o que escreveram e as consequências desse ato.

- Solicitem que eles apaguem o que escreveram, utilizando a borracha.

Certamente, eles vão perceber que mesmo apagando, o papel ficará com as das palavras que antes estão escritas.

- Levem os alunos a relfetir sobre o cuidado com o que se fala e faz, pois dexam marcas positivas ou negativas.

Mesmo que eles apaguem, como no exemplo feito por eles, as marcas que ficaram no papel podem servir de lição para não cometer os mesmos erros, não sofrendo as consequências dele.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: