Adultos: A Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas
Lição 01: O Mistério da Santíssima TrindadeProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para
tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: A
Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas.
Capa:
O que vemos?
Figura
de um homem, um rio, uma pomba, raios de luz vindos do céu
O que isto tem a ver com o tema?
A
imagem retratada é uma demonstração da Trindade em uma mesma situação: Pai,
Flho e Espírito Santo no batismo de Jesus (Mateus 3:13-17).
O homem
da figura representa Jesus, no momento de seu batismo nas águas do rio Jordão,
por João Batista.
A
pomba é um dos símbolos do Espírito Santo.
A luz
representa a manifestação de Deus de forma audível.
“Por
esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o
batizasse.
Ele,
porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a
mim?
Mas
Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda
a justiça. Então, ele o admitiu.
Batizado
Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de
Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
E
eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Mateus 3:13 a17
Comentarista: Pastor
Douglas Baptista
Informações sobre o autor, vocês podem encontrar na
introdução do Plano de Aula da lição 01, página 04, da revista do professor.
Lições do trimestre:
Apresentem
os títulos das lições da seguinte forma: Leiam alternadamente os títulos das lições com os
alunos.
03 – Agora, trabalhem a
lição 01:
-
Apresentem o título da lição:
O Mistério da
Santíssima Trindade, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Dinâmica: Três, porém, um!”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Três, porém, um!
Objetivo:
Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.
01
caneta
01
copo grande transparente
01
colher de leite em pó
Café(líquido)
01
colher de açúcar
Procedimento:
-
Falem: Para exemplificar e melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este
exemplo:
Apresentem
a caneta e retirem a tampa e a carga.
Falem:
Aqui há 03 componentes que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a
caneta.
Agora,
coloquem a carga e depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por
completo. Assim, também é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.
-
Para exemplificar a função de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem
um copo grande e transparente com café(líquido), uma colher de leite em pó e de
açúcar.
Perguntem:
O Sabor destes 03 alimentos são iguais?
Certamente
que vão dizer que não são iguais.
Enfatizem
que cada um tem um sabor diferente do outro.
Falem,
dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua função, mas formam um só Deus.
Agora,
juntem o leite, o açúcar e o café.
-
Falem: A Trindade é assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas
que cumprem funções diferentes, mas que são um.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




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