RSS

domingo, 28 de dezembro de 2025

Adultos: A Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas

Lição 01: O Mistério da Santíssima Trindade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema:  A Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas.

Capa:

O que vemos?

Figura de um homem, um rio, uma pomba, raios de luz vindos do céu

O que isto tem a ver com o tema?

A imagem retratada é uma demonstração da Trindade em uma mesma situação: Pai, Flho e Espírito Santo no batismo de Jesus (Mateus 3:13-17).

O homem da figura representa Jesus, no momento de seu batismo nas águas do rio Jordão, por João Batista.

A pomba é um dos símbolos do Espírito Santo.

A luz representa a manifestação de Deus de forma audível.

“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.

Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:13 a17

Comentarista: Pastor Douglas Baptista

Informações sobre o autor, vocês podem encontrar na introdução do Plano de Aula da lição 01, página 04, da revista do professor.

Lições do trimestre:

Apresentem os títulos das lições da seguinte forma: Leiam alternadamente os títulos das lições com os alunos.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

- Apresentem o título da lição: O Mistério da Santíssima Trindade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Dinâmica: Três, porém, um!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Três, porém, um!

Objetivo: Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.

Material:

01 caneta

01 copo grande transparente

01 colher de leite em pó

Café(líquido)

01 colher de açúcar

Procedimento:

- Falem: Para exemplificar e melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:

Apresentem a caneta e retirem a tampa e a carga.

Falem: Aqui há 03 componentes que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.

Agora, coloquem a carga e depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por completo. Assim, também é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.

- Para exemplificar a função de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:

Apresentem um copo grande e transparente com café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.

Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos são iguais?

Certamente que vão dizer que não são iguais.

Enfatizem que cada um tem um sabor diferente do outro.

Falem, dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua função, mas formam um só Deus.

Agora, juntem o leite, o açúcar e o café.

- Falem: A Trindade é assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são um.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: