RSS

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida 
Lição 06: A Despensa Vazia

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, falando que uma das aflições da vida é a despensa vazia e que este é o tema da aula de hoje.

- Em seguida, distribuam  chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras para adquirir alimento não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis e a despensa está vazia.
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, de forma participativa e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Quando vocês falarem sobre a intervenção divina no cuidado com os necessitados, leiam o texto “O Peso da Balança”.
Ao trabalhar o item III - Deus age com o que você tem, procurem orientar os alunos para o desenvolvimento de talentos que possuem na culinária, trabalhos manuais etc, que podem render recursos financeiros, minimizando a situação da despensa vazia.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “A Carruagem”, que oportunizará a reflexão de que ajudar aos necessitados é missão individual e coletiva.

- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

3 comentários:

Christofer Freitas disse...

essa do chocolate foi a melhor de todas! vou comprar uma caixa de bombons no sábado.

Que Deus continue te abençoando para que traga sempre essas ideias criativas e originais.

Graça e Paz!

Sulamita disse...

Christofer, que bom tê-lo aqui novamente!
Obrigada por seu comentário e visita.

Dalva disse...

Esse texto de reflexao e muito bom...Amo seu blog Sunamita.